
Publicações

Formação de Professores em Foco: Desafios e Perspectivas
Organizado pelas professoras Filomena Maria Arruda Monteiro e Sueli Fanizzi, esta obra, que deriva de um trabalho coletivo, reúne textos de egressos-pesquisadores e docentes-pesquisadores, que destacam a importância significativa do debate no campo da Formação de Professores. As contribuições apresentadas por meio de enfoques distintos originam-se de pesquisas de mestrado e doutorado desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE-UFMT), que têm, portanto, como temática, a formação docente.

Educação, Tecnologias e Formação: Práticas e Pesquisas na/da Cultura Digital
Fruto de quase 20 anos de pesquisa do Grupo LêTece (UFMT), este e-book oferece um olhar aprofundado sobre Educação, Tecnologias e Formação. Com capítulos que investigam o impacto da cultura digital no ensino superior, questões raciais e de gênero, direitos autorais e inclusão, é uma leitura essencial para compreender os desafios e possibilidades da educação contemporânea.

Experiências de Artes, Música e Educação em Cuiabá/MT
Como já diria o primeiro princípio do Fórum Latino-Americano de Educação Musical, “A educação musical é um direito humano, presente ao longo de toda a vida, dentro e fora do âmbito escolar”. Este livro traz experiências vividas por formadores e por docentes de artes, música e educação na cidade de Cuiabá. São textos que abordam o uso da voz, as tecnologias em sala de aula, os pensamentos de avaliação, a musicalização infantil, e os ritmos afro brasileiros, todos realizados durante as vivências da pandemia de Covid, mas que transcendem a ela.

Formação Inicial e Continuada de Professores/as: Histórias, Políticas Públicas e Pesquisas
Neste livro – Formação de professores/as: histórias, políticas públicas e pesquisas –, organizado pelos docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), apresentamos nove capítulos resultantes de pesquisa em andamento e/ou concluída, em parceria com docentes convidados de outros programas de pós-graduação em Educação sobre uma temática potente, a partir de diferentes olhares e perspectivas teórico-metodológicas

Pluriverso Educativo nas Reinvenções Científicas e Socioambientais
Neste livro – Pluriverso educativo nas reinvenções científicas e socioambientais – organizado pelos docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – apresentamos oito capítulos resultantes de pesquisas concluídas, em parceria com docentes convidados/as de outros programas de pós-graduação em Educação sobre temáticas relevantes, a partir de diferentes olhares e perspectivas teórico-metodológicas.

Cultura Digital, Currículo e Perspectivas Teórico-Metodológicas em Educação
Neste livro – Cultura Digital, Currículo e Perspectivas teórico-metodológicas em Educação – organizada pelos docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) apresentamos nove capítulos resultantes de pesquisa em andamento e/ou concluída, em parceria com docentes convidados/as de outros Programas de Pós-graduação em Educação sobre temáticas importantes.

Crianças, Linguagens e Ludicidade: Caminhos e Modos de Caminhar
(Re)pensar a infância e (re)inventá-la no contexto do cotidiano escolar faz-se necessário e urgente. Olhares sensíveis, éticos e estéticos; diferentes formas de linguagens — corporal, musical, literária, teatral, digital — são possibilidades tecidas por pesquisadoras/es neste contexto pós-pandêmico e político marcado por tantas “pedras no caminho”. Este livro, organizado pelos docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) — Crianças, linguagens e ludicidade: caminhos e modos de caminhar — reúne oito potentes capítulos resultantes de p...

Diálogos Transversales de Música, Educación, Cognición
Este libro es una antología que recaba diversos textos con el propósito de difundir la producción de la academia de México, en el campo de la educación y la cognición musical, desde diferentes posturas epistemológicas, metodológicas, axiológicas, ontológicas y pragmáticas. Así, este libro pretende dar respuesta a ¿cuáles son los temas que abarcan las investigaciones en música, educación y cognición llevadas a cabo en México en la actualidad?

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: MULTILETRAMENTOS E LINGUAGENS MULTIMODAIS 1
A coletânea apresenta artigos oriundos de estudos desenvolvidos por grupos de pesquisa nacionais e internacionais, frutos do trabalho implicado de pesquisadores e docentes de programas de pós-graduação, os quais vêm se dedicando a reflexões e discussões sobre como formamos e nos formamos diante dos novos agenciamentos sociotécnicos que acontecem no entrelaçamento entre a educação e a cultura contemporânea mediada pelas tecnologias digitais em rede. A obra, em seu conjunto, contempla duas áreas: a Educação a Distância, na perspectiva da educação on-line e a Informática Aplicada à Educação em...

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: MULTILETRAMENTOS E LINGUAGENS MULTIMODAIS 2
A coletânea apresenta artigos oriundos de estudos desenvolvidos por grupos de pesquisa nacionais e internacionais, frutos do trabalho implicado de pesquisadores e docentes de programas de pós-graduação, os quais vêm se dedicando a reflexões e discussões sobre como formamos e nos formamos diante dos novos agenciamentos sociotécnicos que acontecem no entrelaçamento entre a educação e a cultura contemporânea mediada pelas tecnologias digitais em rede. A obra, em seu conjunto, contempla duas áreas: a Educação a Distância, na perspectiva da educação on-line e a Informática Aplicada à Educação em...