Ir para o conteúdo
GovBR

LINHAS E GRUPOS DE PESQUISA (Quadriênio 2025-2028)

Educação em Ciências e Educação Matemática

Nesta linha de pesquisa inserem-se temáticas atinentes à: Fundamentos epistemológicos e históricos das Ciências Naturais e da Matemática e sua relação com a educação escolar; fundamentos teóricos e epistemológicos do ensino e aprendizagem de Ciências Naturais e Matemática; a história do ensino de Ciências e da Matemática; currículo e componentes curriculares; formação inicial e continuada de profissionais da Educação em Ciências e Educação Matemática; processos de ensino e de aprendizagem, no âmbito do ensino formal e não-formal, nos diferentes níveis de ensino, tais como: formação de conceitos, metodologias e abordagens de ensino e aprendizagem; estudos sobre o interacionismo e sócio-interacionismo e suas implicações nos processos de ensino e de aprendizagem; as TICs e informática educativa na educação em Ciências e Matemática.

História da Educação, Culturas e Linguagens

Articula práticas educativas, história da educação, culturas e linguagens, e suas interfaces com as políticas educacionais. Integra saberes fundamentais no campo educacional, abrangendo as dimensões culturais, históricas, filosóficas e psicossociais, bem como práticas lúdicas e corporais. Tem como foco, tanto no contexto escolar quanto fora dele, diversas abordagens teóricas e formas de linguagem presentes nos processos educativos, incluindo as artes, a leitura e a escrita, a corporeidade e a ludicidade nas interações sociais, buscando compreender como essas dimensões contribuem para a formação intelectual, cultural, social e política do indivíduo, promovendo a socialização e a ressignificação dentro e fora do espaço escolar.

Movimentos Sociais, Povos Originários, Comunidades Tradicionais, Relações Étnico-Raciais e Educação

Desenvolve pesquisas sobre a Educação, articulando-a a conceitos como democracia, relações raciais, ambientalismo e movimentos sociais, especialmente sob o enfoque da Filosofia Política e das Ciências Sociais. Abrange temáticas relacionadas às organizações governamentais e civis, políticas educacionais e movimentos sociais; relações raciais e educação; epistemologias e dimensões econômico-simbólicas e ético-políticas das ações coletivas; bem como educação ambiental na perspectiva da sustentabilidade social.

Formação de Professores, Currículo, Tecnologias e Práticas Educativas

Desenvolve pesquisas sobre a organização do trabalho pedagógico na escola, na universidade e em outras instituições educativas; a formação docente inicial e continuada; políticas e organizações curriculares; processos avaliativos; práticas cotidianas da escolarização; procedimentos e técnicas didático-pedagógicas relacionados à cultura escolar; aprendizagem em rede; e processos de mediação, interação e interatividade no uso de tecnologias digitais na educação presencial, híbrida e a distância.

Linhas e Grupos de Pesquisa do PPGE (2021-2024)

Cultura, Memória e Teorias em Educação

A linha de pesquisa se dedica ao estudo da construção de saberes básicos do campo da Educação, compreendidos na confluência das dimensões cultural, histórica, filosófica e psicossocial. Utiliza-se de abordagens teóricas e metodológicas variadas associadas às questões relativas ao processo de escolarização e às que tratam de práticas educacionais fora do contexto escolar, formalmente delimitado. Portanto, insere-se na articulação entre lugares de idéias, teorias, métodos, processos e costumes educacionais.

Culturas Escolares e Linguagens

Esta linha visa estudar as formas de linguagens presentes nos processos educativos. Contempla estudos sobre Leitura e Escrita nas séries iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos; Alfabetização e Letramento; Literatura Infantil; corporeidade; interação grupal e ludicidade e sua influência sobre as diversas dimensões que abrangem as dimensões do sujeito consigo, com os outros e com o mundo; dimensões da socialização, produção, apropriação e ressignificação das culturas em diálogo com o espaço da cultura escolar no que concerne ao desenvolvimento da expressividade, da formação intelectual, social e política do ser humano.

Educação em Ciências e Educação Matemática

Nesta linha de pesquisa inserem-se temáticas atinentes à: Fundamentos epistemológicos e históricos das Ciências Naturais e da Matemática e sua relação com a educação escolar; fundamentos teóricos e epistemológicos do ensino e aprendizagem de Ciências Naturais e Matemática; a história do ensino de Ciências e da Matemática; currículo e componentes curriculares; formação inicial e continuada de profissionais da Educação em Ciências e Educação Matemática; processos de ensino e de aprendizagem, no âmbito do ensino formal e não-formal, nos diferentes níveis de ensino, tais como: formação de conceitos, metodologias e abordagens de ensino e aprendizagem; estudos sobre o interacionismo e sócio-interacionismo e suas implicações nos processos de ensino e de aprendizagem; as TICs e informática educativa na educação em Ciências e Matemática.

Movimentos Sociais, Política e Educação Popular

A Linha de Pesquisa desenvolve estudos e investigações acerca da educação, fazendo a interlocução com diferentes conceitos - democracia, relações raciais, ambientalismo e movimentos sociais - especialmente sob o enfoque da filosofia política e das ciências sociais. Os pesquisadores lidam, portanto, com amplo temário: organizações governamentais e civis, em diálogo com políticas de educação e os movimentos sociais; relações raciais e educação; epistemologias e dimensões econômico-simbólicas e ético-políticas das ações coletivas; educação ambiental, na perspectiva da sustentabilidade das sociedades.

Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas

Esta linha visa estudar os processos de formação em todos os níveis e formas, privilegiando tanto pesquisas que se referem à formação docente inicial e continuada, estruturas curriculares e organizativas, processos avaliativos, práticas do cotidiano da escolarização; currículos, procedimentos e técnicas didático-pedagógicas. Desenvolvem-se também, estudos que focam a educação a distância, inclusão digital, aprendizagem em rede, com destaque nos processos de comunicação, interação e mediação.